sexta-feira, 29 de junho de 2012

Arrumar a Mesa

Minha mãe me ensinou: "antes de começar o almoço ou jantar ponha a mesa". A comida em uma mesa bem arrumada tem outro sabor, muito melhor! Melhor ainda se a mesa é cheia de parentes e amigos!
Já preparei nem sei quantos almoços de domingo, jantares festivos, para mim é uma alegria, é coisa que gosto de fazer, cuidar de pequenos detalhes. Não pense que é besteira ou futilidade, arrumar a mesa é carinho, quando se quer bem a gente quer que as pessoas sintam-se felizes. (me lembrei agora do filme "Festa de Babette", mas isso será outro post).
Quando meus 4 filhos eram pequenos tínhamos uma mesa bem comprida, de três metros, e mesmo assim, às vezes, não cabiam todos os convivas, ficávamos apertadinhos e era uma delícia! Avós, tios, primos, vizinhos, nossos amigos, amigos dos filhos, dava-se um jeito... como era divertido!


Essa mesa eu arrumei há muitos anos, para um jantar, nenhuma comemoração, mas uma ocasião especial como sempre devem ser os momentos que reunimos gente querida. A mesa ficava na cozinha da casa geminada e simples, nada de frescura, só a atenção aos amigos, pequenas flores para colorir e alegar. Bem, foto eu sempre gostei de fazer, eu tenho uma Pentax, naquela época (anos 90) nada de digital, era filme mesmo, só dava para saber se a foto tinha ficado boa depois de revelada, o que demorava dias...


Não me lembro mais o que cozinhei nessa noite, provavelmente o meu carro-chefe, o cardápio preferido dos meus filhos, rosbife e pasta à putanesca, preparei essa combinação nem sei quantas vezes (outro tema para futuros posts).

Não precisa porcelana nem cristais, nem toalha de linho... (mas se tiver, melhor ainda!), arrumar uma mesa acolhedora não é nada complicado, nem precisa ser festa, ou melhor, podemos fazer festa todos os dias com um pequeno cuidado para os momentos à mesa. Arrumo a mesa bonita mesmo quando estou sozinha.

Juju
****

Um comentário:

Ypsilon Yvone disse...

Ju, coisa boa é reunir os amigos, a família em torno de uma mesa nénão?!