quarta-feira, 8 de agosto de 2012

É sopa!

Quando dizemos que alguma coisa "é sopa" não é porque é muito fácil de fazer?
Então, vamos preparar uma bela sopa? Muito fácil.
Uma sopinha no frio aquece, mas também não precisa tomar sopa só no frio. Aqui em Salvador o inverno é quente, mas só porque estamos nessa estação dá vontade de sopa. A de feijão, é rapidíssima para preparar quando se tem sobra de feijão cozido na geladeira, só retemperar e colocar uma massinha, é comida de infância, bom demais, a tal da comfort food. Sopas trazem boas lembranças...
A sopa é um prato versátil, tem tantas receitas boas, de fubá, de batata, de tomate, e cada vez que preparamos podemos inventar uma sopa diferente. Uma das minhas preferidas é a de legumes em pedaço, é gostosa de fazer, só que demanda um tempinho e organização, começando pela compra dos legumes e verduras, mas ela é rápida para cozinhar, gosto dos legumes al dente. Para que os alimentos não percam suas propriedades não se deve cozinhar muito, e também não é bom bater no liquidificador, se quiser uma sopa cremosa, passe no espremedor, na peneira ou amasse os legumes cozidos.


Se você está familiarizado com o vocabulário culinário gastronômico deve saber o que é mise en place, parte muito importante para a realização da receita, é onde tudo começa na cozinha, depois de escolhermos os ingredientes no mercado. Na realidade mise en place (ou colocar no lugar) é separar tudo que vamos usar na receita, é bom já deixar tudo lavado e picado do jeito que deve ir para a panela.
Uma boa sopa de legumes leva vegetais frescos, tenros e coloridos, quanto mais cor melhor. Nesta sopa usei: cebola, alho, salsão, pimentão, tomate, cenoura, mandioquinha, abobrinha, berinjela, chuchú, repolho, couve-flor e brócolis. A ordem dos fatores não altera o produto! Pode colocar tudo na panela, juntar água, temperar e cozinhar que dá certo. Eu prefiro refogar antes a cebola e o alho com um pouquinho de azeite, depois junto o salsão, o pimentão e tomate picados, daí então vou juntando os outros legumes, deixo para o final o brócolis para não cozinhar muito e passar do ponto, ele precisa ficar verde e crocante, e por último junto o repolho rasgado para dar apenas uma amaciada. Não uso aqueles caldos em tablete, mas se gostar pode usar o sabor de sua preferência, eu tempero com sal e pimenta do reino, no final algumas gotas de shoyu dão uma cor bacana à sopa e um sabor bom também. Na hora de servir junte um pouco de cebolinha picada, manjericão, salsinha, queijo parmesão ralado e regue com azeite.


Vai bem colocar no prato um pouco de croutons (pão torrado picado) ou acompanhar a sopa com um pedaço de pão bem gostoso, italiano, francês,  integral, caseiro... hummmm... sentiu o cheirinho dessa sopa?

Juju
****

Nenhum comentário: