sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Bacalhau com Camarões à moda do Tunico

Bacalhau tem cara de festa, mesmo quando a gente come toda semana, como é o caso daqui de casa, somos fãs do gadus morhua preparado de várias maneiras, e tem milhares de modos, cada bom cozinheiro tem sua receita especial.
Os portugueses costumam dizer que existe uma receita de bacalhau para cada dia do ano, mas deve ter muito mais! Os noruegueses descobriram a técnica do salgamento do peixe para conservação e dessa maneira se espalhou mundo afora.
Em muitos lugares a bacalhoada virou tradição nas festas de fim de ano, seja na ceia ou no almoço natalinos, seja na noite de reveillon ou no dia de ano novo, vindo das águas geladas no Mar do Norte, o bacalhau é rei.
Nessa preparação o Tunico criou uma delícia cremosa. Como sempre, bacalhau não tem erro se for de boa qualidade, norueguês, dessalgado no ponto, melhor ainda se vier com o acompanhamento clássico da batata, par perfeito! Nesse caso é acompanhado também da nobreza dos camarões.


Nada complicado para fazer, é muito simples e o sabor já podem imaginar...
Para começar tem que deixar o bacalhau dessalgando em água, na geladeira de um dia para o outro (melhor se forem 2 dias) e trocando sempre a água. Se preferir, pode dar uma aferventada para retirar todo o sal, mas lembre-se que com bacalhau não pode ter pressa, é preciso paciência porque corre o risco de estragar o prato se não for eliminado o sal extra direitinho.
Depois de dessalgado, desfie em lascas, e vamos ao preparo do prato, vai precisar de:

batatas
camarão fresco
molho branco*
cebola
alho
pimenta do reino
queijo parmesão ralado
pão torrado ralado ou moído**
azeite

*molho branco: numa panela refogue cebola picadinha no azeite, junte leite e manteiga, separado misture amido de milho ou farinha de trigo a um pouco de leite e dissolva bem, junte à panela, deixe ferver até adquirir consistência. Tempere com sal, noz moscada e pimenta.

Na continuação, descasque e corte as batatas em lâminas bem fininhas. Refogue o bacalhau no azeite com cebola e alho. Passe rapidamente os camarões numa frigideira com um pouco de azeite.
Feito isso, escolha uma vasilha que possa ir ao forno, forre o fundo dela com o molho branco, faça uma camada de batatas e uma de bacalhau e camarões, repita as camadas. A última camada deve ser de batata coberta de molho branco, espalhe por cima o queijo ralado e a farinha de rosca*.

**farinha de rosca feita em casa é muito mais gostosa, vá juntando sobras de pão, guarde na geladeira, quando quiser preparar a farinha, corte o pão e leve ao forno com um fio de azeite até dourar, depois é só moer no processador ou no liquidificador.

Leve ao forno a vasilha de bacalhau até gratinar, ou seja, ficar douradinho e a cobertura crocante.


É um prato quase completo, proteína e carboidrato, para acompanhar vai bem uma salada fresca.


Para a salada vale a criatividade e a preferência de cada um, essa ficou crocante com alface americana, pepino japonês e tomatinhos cereja, no tempero vai um pouco de orégano com o azeite.

Garantido que esse bacalhau vai se fazer notar na sua mesa de festa e lembrado para sempre!

Juju
****

Nenhum comentário: